Período semelhante a Pérgamo (375-500)


O IMPERADOR GRACIANO

Foi ao ano de 375 que Graciano sucedeu a Saleciano como imperador
do Ocidente; e tinha apenas dezesseis anos de idade quando subiu ao
trono. Era um verdadeiro filho de Deus e, apesar de sua pouca idade,
distinguiu-se por uma piedade e um zelo que fariam honra a muitos mais
velhos do que ele. Um dos primeiros atos do seu reinado foi escrever uma
carta a Ambrósio, bispo de Milão, na qual lhe pedia que o viesse visitar.
"Vinde", escreveu ele "para que possais ensinar a doutrina da
salvação a quem crê verdadeiramente; não para Que estudemos para
questionar, mas que a revelação de Deus possa penetrar mais intimamente
no nosso coração". Foi geralmente estimado, e há dúvidas sobre a
indolência e luxúria de que o acusam alguns historiadores. Isso não tem
Qualquer fundamento a não ser na malícia dos inimigos.

O IMPERADOR TEODÓCIO

Depois da morte do seu tio, o imperador Valente (um grande
partidário de Ario), Graciano ficou como o único governador do império,
mas, sentindo-se incapaz de suportar o peso de ansiedade inerente a esta
nova responsabilidade, determinou investir com a púrpura imperial
Teodócio, um espanhol de nascimento nobre. Era este o filho do general
Teodócio, que tinha prestado bons serviços na Bretanha, durante o reinado
de Valenciano, reprimindo as incursões dos pictos e escosses; e Graciano
tinha toda confiança na sua energia e habilidade. E tinha razão, porque
Teodócio era homem de grande piedade e boas qualidades, e o seu reinado,
que durou perto de dezesseis anos, foi notável pela sabedoria e moderação
que mostrou, e que convinha a um governador cristão. Mas, assim como o
Davi dos tempos antigos, também o seu caráter teve algumas manchas, e
durante a sua vida praticaram-se atos negros e sangrentos. Os seguintes
fatos falam por si.
Tinha havido um tumulto em Tessalônica, devido à prisão de um
homem muito estimado. Durante esse tumulto o general Botênio e vários
oficiais perderam a vida. Teodócio, cheio de indignação por este ultraje,
determinou vingá-lo; e para esse fim deu instruções secretas para se
proceder a uma carnificina geral nos habitantes. Sob o pretexto de que ia
ter lugar uma exibição de jogos públicos, reuniu-se uma enorme multidão
de gente no circo da cidade, e seguiu-se uma cena medonha em que quinze
mil pessoas perderam a vida. Ambrósio, ao qual o imperador tinha
prometido que não faria caso da ofensa, ficou cheio de pesar e admiração
quando recebeu esta notícia e, retirando-se para um deserto próximo,
escreveu ao imperador uma carta muito severa, repreendendo-o. O bispo
era homem de caráter bom e amável, e os mais pobres do seu rebanho
podiam sempre chegar-se a ele; mas também sabia ser firme quando era
preciso, e viu que era agora ocasião de o ser. Quaisquer que fossem os seus
sentimentos íntimos para o imperador, nada se podia colocar no caminho
do seu dever para com Deus. Na sua presença quaisquer sentimentos ou
distinções humanas haviam de desaparecer.
Tratava-se dos direitos da glória divina, e eles deviam ser sustentados
a todo o custo. Ambrósio, compreendeu perfeitamente a sua posição, mas o
seu desgosto não foi mais verdadeiro do que o de Teodócio. A consciência
do imperador despertou verdadeiramente, e o seu coração sentiu o duplo
peso da censura do bispo, e da sua própria culpabilidade sanguinária. O
seu primeiro pensamento foi recorrer à igreja, mas Ambrósio, que soube
disso apressou-se em ir a Milão para o impedir de assim fazer. Os dois
homens encontraram-se no pórtico da igreja, e houve uma cena notável
entre eles. Quando o imperador avançava para entrar na igreja, o bispo
agarrou-lhe o vestido e conjurou-o solenemente a que recuasse. O
imperador apresentou as suas razões, mas Ambrósio conservou-se firme.
As expressões particulares de pesar foram inúteis: o fato tornara-se
público, e o bispo nada queria admitir a não ser depois duma confissão
pública. "Imperador", disse o inflexível bispo, "parece que não conheces a
enormidade do ato que praticaste; nem mesmo depois que cessou a tua
raiva veio a razão fazer-te conhecer o crime cometido. Na verdade não
convém que, enganado, pelo esplendor da púrpura, ignores a fraqueza do
corpo que ela cobre. Imperador, tu governas criaturas cuja natureza é igual
à tua; e ainda mais, criaturas que são escravas como tu, porque Deus é o
único Senhor e soberano de todos, sem exceção. Como pois hás de receber
com as tuas mãos impuras o corpo supremamente santo do Senhor? E
como hás tu, de, depois de derramares tanto sangue injustamente,
aproximar da tua boca o cálice que fala do seu sangue? Afasta-te então
deste lugar, e não tentes aumentar tuas transgressões passadas com novas
culpas."
Teodócio aceitou esta censura e retirou-se. Passaram-se oito meses, e
durante este tempo fechou-se no seu palácio, onde se dedicou à oração e à
humilhação. Entretanto aproximava-se o Natal, e nesse dia apresentou-se
novamente no pórtico da igreja. "Lamento profundamente", disse ele, "que o
templo de Deus, e por conseqüência o Céu, esteja fechado para mim, ao
passo que está aberto aos escravos e mendigos". Mas o bispo queria provas
da sinceridade do seu arrependimento. "Que mudança de espírito tens
apresentado?", perguntou-lhe, "depois de tão grande transgressão? E com
que remédios tens curado as tuas feridas?"
Então o imperador respondeu: "E vosso dever indicar os remédios, e o
meu receber e fazer uso das vossas prescrições". "Nesse caso faz uma lei,"
replicou Ambrósio, "pela qual todos aqueles que têm a seu cargo fazer
cumprir as ordens imperiais, adiem por espaço de trinta dias o castigo dos
que tenham sido condenados à morte, para que, este intervalo, dê tempo a
que a cólera do imperador se abrande, dando ocasião ao exercício da
misericórdia, devido a qualquer mudança que tenha havido no seu
espírito". Teodócio anuiu a isto, e deu ordens para que se publicasse
imediatamente uma lei neste sentido. Ambrósio então deixou-o entrar na
igreja. Despojando-se em seguida do seu manto imperial, Teodócio, com o
rosto ao chão orou em voz alta as palavras do Salmo 119 versículo 25: "A
minha alma está pegada ao pó: viuifica-me segundo a tua Palavra. " Esta
cena foi enternecedora, e o povo, unindo-se à oração do imperador,
misturou as suas lágrimas com as dele.
Refletindo nesta notável ocorrência concordamos plenamente com a
seguinte opinião de um escritor moderno: "Livre das superstições e
formalidades próprias dessa época, temos diante de nós um caso da mais
genuína e salutar disciplina... O procedimento de Teodócio não foi o
resultado de fraqueza ou de pusilanimidade, mas sim, de um sentimento
real do seu crime; duma consciência terna; dum conhecimento dos direitos
de Deus, ao qual todas as grandezas do mundo estão sujeitas".

DISCIPLINA SEVERA DE TEODÓCIO

De um homem que procedia deste modo pode-se, com razão, esperar
que fosse um disciplinador severo quando descobria erros ou crimes nos
outros. De fato assim era, e vê-se um exemplo da sua severidade no zelo
com que perseguia os arianos, cujo número aumentava duma maneira
assustadora. Este zelo foi mais ateado devido a uma censura indireta de
um bispo, já de idade, que o ofendeu por qualquer pequena falta de
consideração para com um dos seus filhos: "Se estás zangado", disse o
bispo, "porque faltaram com o respeito ao teu filho, também o Pai celestial
se há de zangar com aqueles que recusam ao seu Filho as honras que lhe
dispensam a Ele (Deus)". O imperador ficou impressionado com esta
observação, e resolveu que, daí por diante, havia de empregar o poder que
Deus lhe dera na supressão dos arianos, e em desterrar todos os que
seguissem as suas más doutrinas. Tendo tomado esta resolução, executoua
imediatamente. Foi publicado um mandado imperial determinando que
os arianos fossem desterrados. Muitos deles refugiaram-se entre os godos e
os vândalos e em outras hordas bárbaros da Prússia do Norte, onde, em
alguns casos, foram recebidos com muita benevolência; de modo que, em
conseqüência deste ato errado, foram as más doutrinas espalhadas mais
largamente do que nunca.

A HERESIA DE PELÁGIO

Mas ainda havia outras heresias, além da de Ário, que os fiéis tinham
de combater, e entre elas apareceu uma que se podia, talvez, classificar
como igual à de Ário, de tal modo era ela perniciosa, os fin do século IV,
houve um frade, chamado Pelágio, que negou a corrupção total da raça
humana pela transgressão do primeiro homem, e ensinava que nós
nascíamos em inocência. "O crime de Adão", dizia ele, "prejudicou a ele
somente, e não ao gênero humano." Segundo a lógica desta doutrina,
chegava-se à conclusão de que não havia necessidade da graça divina, e
levava a consciência do homem e a Lei ao mesmo nível do Evangelho; na
verdade, segundo a teoria de Pelágio, um homem podia ser salvo tanto pela
Lei como pelo Evangelho, e a queda do homem e a sua necessidade de um
novo nascimento eram tidas como imaginações piedosas. Segundo a sua
opinião, as virtudes dos filósofos e patriarcas eram o fruto da sua própria
excelência intrínseca, e provaram quão grande era a bondade da natureza
humana.

O BISPO AGOSTINHO

Mas Deus que vê o fim desde o princípio, já tinha preparado um
homem para combater esse povo inimigo. Este homem foi Agostinho, bispo
de Hipo; ele foi uma das luzes mais resplandecentes que jamais brilharam
na igreja. Descendia de uma família nobre, e nasceu em Tegaste, uma
pequena aldeia da Numídia, no ano 364. 0 pai era pagão, mas a mãe, que
se chamava Mônica, era uma senhora muito piedosa, de cujos conselhos
fiéis e carinhosos Agostinho sempre se recordava com ternura. Ambrósio
conhecia-a bem e disse-lhe: '.'Tenha coragem; um filho de tanta oração e
lágrimas nunca se poderá perder". Agostinho recebeu uma boa educação e
bem depressa ficou sendo o primeiro aluno na escola de retórica; mas
mesmo na sua mocidade era notável pelo seu péssimo comportamento.
Costumava enganar os seus professores e os seus pais com mentiras sem
conta, e estava tão escravizado pela gula que chegava a praticar furtos na
mesa e na adega de seus pais. A sua consciência estava adormecida.
O pai de Agostinho morreu enquanto o filho era ainda muito novo,
mas morreu só depois de as orações de Mônica a favor de seu marido
obterem resposta e ele ter achado paz para a sua alma no Salvador de sua
esposa. Animada por este fato, a piedosa senhora continuou a orar por seu
filho, confiada em que a sua fé seria recompensada, apesar de a resposta à
sua oração parecer que tardava. Desde os dezenove até aos vinte e oito
anos foi Agostinho professor de retórica; e indo para Cartago durante este
período foi imediatamente reconhecido como o melhor retórico da cidade.
Mas apesar disso o seu mau comportamento continuou, e ele confessou
que o desejo de obter os louvores do povo era a paixão que dominava a sua
vida. Mas isso não era ainda tudo. A sua sede de popularidade juntava-se
uma grande concupiscência que o seduzia e que o conservou preso à
maldade por muitos anos. Pouco mais ou menos por esse tempo chegoulhe
às mãos uma cópia do "Hortenses", de Cícero, que lhe fez uma certa
impressão e obrigou-o a refletir, mas a filosofia humana não era adequada
à profunda necessidade da sua alma, e o livro não lhe forneceu um bem
permanente. Depois disto teve a desgraça de ler ainda outros livros de
filosofia que o afastavam cada vez mais da verdade, e só no ano 384,
quando visitou
Milão, é que foi capaz de se desembaraçar das malhas enganadoras
da rede das mentiras. Foi ali que, sob o conselho de Ambrósio, ele começou
a estudar as Escrituras Sagradas com o mais feliz resultado. Ficou
imensamente impressionado, e viu, pela primeira vez, a sua deformidade
moral no espelho da verdade divina. Ficou admirado com a sua maldade e,
desde então, procurou a Deus com toda a sinceridade. Ouvindo falar em
certa ocasião, da conversão de alguns fidalgos romanos, exclamou: "Esta
gente toma o reino do Céu à força, enquanto nós, com a nossa sabedoria,
estamos vivendo no pecado". Por fim, depois de uma disciplina de alguns
meses e de uma espera penosa mas proveitosa, foi convertido por meio de
Ambrósio. Sua mãe, tendo visto satisfeito o seu último desejo na terra
morreu no ano seguinte, exclamando na linguagem do velho Simão: "Agora,
Senhor, despedes em paz a tua serva, pois já os meus olhos viram a tua
salvação".
Depois da sua conversão, Agostinho esteve retirado pelo espaço de
três anos, e durante esse tempo estudou as Escrituras Sagradas com muito
aproveitamento.
Quando tornou a aparecer em público foi ordenado presbítero, e foi
um pregador célebre em Fippo Rígio, onde alguns anos mais tarde foi
elevado a bispo. Por todo o resto da sua vida continuou sempre a ser um
fiel ministro da verdade, e distinguiu-se principalmente pela habilidade e
energia com que combatia as doutrinas de um herege, Mani, e as de
Pelágio. Afirmam muitos que o zelo de Agostinho contra Pelágio conduziu-o
a crer no fatalismo, e talvez esta acusação seja justa.
Porém o seu tema favorito foi sempre a livre graça de Deus, porque,
como Paulo, sabia de que tinha sido libertado, e podia gloriar-se nas
palavras do apóstolo: "Pela graça somos salvos por meio da fé; e isto não
vem de nós: é dom de Deus" (Ef 2.8).
Este bispo fiel morreu em Hipo, no ano 430, justamente quando os
vândalos sitiavam a cidade.

TEMPOS TENEBROSOS DE ROMA

No entanto Arcádio e Honório sucederam no trono a seu pai Teodócio,
e então principiou o tempo mais tenebroso de Roma. O império, na
verdade, declinava havia muito tempo; e estava-se aproximando a sua
dissolução mesmo quando Teodócio estava no governo. Durante o seu
reinado tinham-se tornado a unir, pela última vez, os impérios Oriental e
Ocidental, mas logo que a morte de Teodócio se tornou conhecida, as
hordas bárbaras começaram a entrar por todos os lados. Os godos foram os
primeiros a fazer uma incursão e, tendo conseguido passar o Danúbio,
uma nação após outra seguiu o seu exemplo até que esse poderoso dilúvio
de vidas humanas espalhou-se pela Europa, e até se lançou nas costas da
África.
No ano 400, Alarico, rei dos visigodos, invadiu a Itália, mas logo que
este foi repelido, entrou pelas portas do Báltico uma nova horda de
bárbaros sob o comando do seu chefe Radagaíso. Correram toda a
Alemanha, mas aconteceu que foram cercados pelo exército romano entre
os Apeninos, onde muitos foram feitos prisioneiros e milhares morreram de
frio. Mas Roma, mergulhada em luxúria e preguiça, não teve força nem
energia para se aproveitar desta vantagem. Três vezes durante o reinado de
Honório, que estabeleceu a sua residência em Ravena, ficou a antiga cidade
de Roma à mercê dos bárbaros. A primeira vez (408) foi quando Alarico, rei
dos godos, conduziu as suas tropas em triunfo até as portas da cidade, e
então os cidadãos conseguiram que ele se retirasse, entregando-lhe todas
as suas riquezas; a segunda vez (em 451), foi quando Átila, rei dos hunos,
tendo devastado o país à proporção que avançava, só concordou em deixar
a cidade depois dos grandes esforços que os romanos fizeram para
persuadi-lo a isso; a terceira vez (em 455) foi quando Gersérico, rei dos
vândalos, trouxe o seu exército até as muralhas e então invadiram a cidade
como enxames de gafanhotos, deixando a ruína e a desolação por onde
passaram. Tal foi o modo horrível como acabou a Roma antiga, e assim
terminou Deus a corrupção daquela cidade, atribuindo-lhe o sangue do seu
povo martirizado.
No ano 476, o Império Romano foi finalmente destruído, e Odoacer,
rei dos herulis, assumiu o título de rei da Itália. Reinou quatorze anos, no
fim dos quais entregou o reino a Teodorico, homem prudente e de
sabedoria, em cujo reinado o país começou mais uma vez a gozar os benefícios
da paz, depois de tantas lutas.

DESENVOLVIMENTO DO ESTADO ESPIRITUAL OBSERVADO EM
"PERGAMO"

Durante muitos anos antes da queda de Roma, um bom número de
pessoas abraçou o cristianismo, mas, como em muitos casos, era a forma
falsa de cristianismo que os arianos tinham espalhado depois de serem
expulsos por Teodócio, e não é para admitir que os cristãos ortodoxos fossem
muito persegui-los quando os bárbaros ficaram senhores do império.
Ainda assim, devem notar-s três invasões da Itáia, desde o ano 403 até o
ano 455, quando os soldados de Alarico, Átila, e Gersérico, iam de um lado
para outro saqueando o país. Mas as igrejas ricas dos cristãos foram
poupadas por eles, que mostraram sempre deferência pelos bispos. Na
verdade, a retirada de Átila, que já se achava junto das muralhas de Roma,
foi devida em grande parte à prontidão de Leão I, bispo de Roma, que o
procurou no acampamento e de tal maneira o convenceu pelas suas observações,
que o impetuoso rei se retirou em marcha precipitada com o seu
exército, abandonando, assim, a cidade.

DECADÊNCIA DOS CRISTÃOS

Mas não obstante o Senhor ter assim livrado o seu povo de muitos
perigos, foram os próprios cristãos que prepararam para si bastante
trabalho pelas suas loucuras. O procedimento do clero (com algumas
brilhantes exceções) tornara-se notavelmente irregular, e tinha decaído a
tal ponto em Roma, que dois candidatos ao bispado, Lourenço e Si-maco,
nos esforços que empregaram para obter o lugar, não temeram fazer as
mais graves acusações um ao outro. O atrevimento do clero revela-se de
um modo notável, no fato de que Martinho bispo de Tours, (que era um
cristão fiel e dedicado), consentiu em ser servido à mesa pela mulher do
imperador Máximo, vestida como uma criada! Também se conta deste
bispo outra história da mesma espécie. Estando um dia a jantar com o
imperador, este passou-lhe a sua taça, pedindo que bebesse primeiro.
Martinho assim fez com grande ostentação, mas antes de restituir a taça ao
imperador, passou-a ao seu capelão, fazendo observações de que os
príncipes e potentados estavam abaixo da dignidade de padres e bispos.
A ambição pela distinção na igreja estava também consumindo a
energia de muitos cristãos menos talentosos, e por isso foram criados
numerosos lugares novos: e assim começou-se a ouvir falar de
subdiáconos, leitores, ajudantes, acólitos, exorcistas, e porteiros. Mas além
de tudo isso também se tornara comum a adoração das imagens e a invocação
dos santos; e a perseguição que sofreu Nestor por se recusar a
empregar o termo "Mãe de Deus" referindo-se à virgem Maria, mostra muito
claramente para onde a igreja estava resvalando.

O COMEÇO DO MONASTICISMO

Foi desta confusão e manifestação de decadência por toda a parte que
nasceu o monasticismo. Foi Antônio, natural de Roma, que teve a duvidosa
honra de ser o primeiro monge. Tinham já existido antes dele, mas foi ele o
primeiro que adotou a vida de claustro, retirando-se completamente do
mundo. Diz-se que foi levado a dar este passo, quando ainda era muito
novo, por ter ouvido estas palavras do Salvador: "Vende tudo quanto tens,
reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no Céu". Pouco depois dispôs de
todos os seus bens, e retirou-se para um túmulo, onde permaneceu dez
anos. Tornou-se notável pela sua piedade e ascetismo, e muita gente de
todas as classes recorria a ele. Depois, foi para um castelo em ruínas,
próximo ao mar Vermelho, onde se conservou durante vinte anos.
Um historiador antigo diz que "o seu sustento era apenas pão e sal.
Só bebia água; e a hora da sua refeição era ao pôr do sol. Além disso
jejuava muitas vezes dois dias seguidos e mais. Conservava-se vigilante
noites inteiras, pode-se dizer, e ficava absorto em oração até o dia clarear.
Mas se por acaso era surpreendido pelo sono, dormia um curto instante só
em uma esteira, ou a maior parte das vezes no chão, fazendo travesseiro do
mesmo chão; além disso era muito amável, humano, discreto, corajoso e
agradável para com todos que encontrava, e inofensivo para aqueles com
quem disputava". Não há dúvida de que Antônio foi um verdadeiro cristão, e
quando rebentou a perseguição no reinado de Máximo, ele provou a sua
dedicação para com o Senhor, saindo do seu desterro e partilhando dos
perigos com os seus irmãos; mas logo que a tempestade se apaziguou,
tornou a desaparecer, e procurou um novo abrigo em uma caverna num
monte alto. A última vez que apareceu foi no ano 352, quando a
propagação do arianismo o fez novamente abandonar o seu retiro. Tinha
então cem anos de idade, e a notícia da sua reaparição atraiu milhares de
pessoas a Alexandria. A sua influência era imensa, de maneira que o
arianismo recebeu um grande golpe e, da sua visita à cidade resultaram
muitas conversões. Morreu no ano 356, na avançada idade de cento e cinco
anos.
O monasticismo espalhou-se, devido à fama de Antônio, e antes de
chegar o fim do século, em todas as terras incultas do mundo cristão, havia
mosteiros. Pachômio reuniu uma pequena colônia de monges na ilha
Tabene que se distinguiam dos outros pelas suas túnicas de linho, e fatos
pretos. Amom reuniu outra colônia maior no deserto montanhoso de Nítria;
e Macário outra nos vastos desertos de Secetis. Hilário estabeleceu várias
colônias na Síria; Sabás estabeleceu o célebre mosteiro de Mar Sabe, na
Palestina; e Basílio, de Capadócia, introduziu a profissão ascética na Ásia
Menor. Jerônimo, enquanto era secretário do bispo de Roma, estabeleceu
vários mosteiros no império ocidental; e S. Martinho abade bispo de Tours,
levou os seus trabalhos mais avante, fundando instituições da mesma
natureza na Gália.
Até o fim do VII século, estas instituições, espalhadas por toda parte,
estavam debaixo das ordens dos bispos; e os monges, apesar da grande
fama de que gozavam e de se estarem tornando muito ricos, eram apenas
considerados como leigos pela igreja. Leão I proibiu-os expressamente de
exercerem qualquer cargo sacerdotal, ou mesmo de serem ensinadores do
povo; ainda que, de outro lado, os mosteiros eram considerados como
escola para os que se dedicavam àquela carreira. Esta aparente
contradição pode-se explicar pelo fato de que os monges, que tinham sido
ordenados, deixavam imediatamente o convento para se meterem nas
atribuições do clero secular. Contudo, no fim do V século, apelaram para o
papa e pediram licença para se colocarem debaixo da sua proteção, o que
ele satisfez prontamente, considerando o fato da grande riqueza que eles
possuíam e da sua grande influência. Assim pois ficaram os mosteiros,
abadias, e conventos de freiras sujeitos a Sé de Roma.
Mas nem mesmo as rigorosas penitências e os hábitos ascéticos
foram suficientes em todos os casos; e quase custa a acreditar as coisas
absurdas que algumas das vítimas enganadas por Satanás eram levadas a
praticar. Por exemplo: Simão, monge da Síria, passando de um degrau do
fanatismo para outro, erigiu um pilar da altura de quase três metros, e
viveu sobre ele durante quatro anos. Sobre outro de quase seis metros
viveu três anos; sobre um terceiro de dez metros, esteve dez anos; e
finalmente passou os últimos vinte anos de sua vida sobre um quarto pilar
de aproximadamente dezoito metros de altura que o povo lhe edi-ficara.
E mesmo esta estupidez foi imitada, porque depois da morte de
Simão estabeleceu-se uma seita que fez iguais construções para si, e
gloriavam-se com o nome de "Homens do pilar".

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