Suporte as Aflições


Obviamente, os ministros que buscam a excelência não podem ser os que anelam pelos aplausos deste mundo. Tampouco amam os confortos terrenos. A vida do ministro de Deus não é de tranquilidade. Timóteo precisava estar disposto a suportar durezas (2 Tm 4.5). Não poderia realizar o tipo de ministério que Deus desejava para ele, a menos que estivesse disposto a passar por algum sofrimento.

Não há ministério de valor que surja sem as dificuldades. Frequentemente me deparo com jovens indo para o ministério que procuram uma igreja sem problemas, um ministério sem desafios, uma congregação que seja fácil de conduzir. Não existe tal lugar para o pregador fiel da Palavra de Deus. É uma mentira a ideia de que o ministério pode ser, ao mesmo tempo, eficaz e sem problemas. Vocêencontrará dificuldades, se pregar a Palavra não-adulterada. E, ao vir a adversidade, você tem duas escolhas. Ou ficar firme e suportar as dificuldades, ou comprometer-se. O ministro fiel permanece ao lado da verdade. Não há como fazer isso e escapar do sofrimento. “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Tm 3.12). Portanto, fidelidade e sofrimento caminham juntos.
Esse é um tema que se repete em 2 Timóteo. No capítulo 2, Paulo escreveu: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus… Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (vv. 1,3). No texto que estamos expondo, ele relembra a Timóteo que, assim como os demais aspectos de seu trabalho, o sofrimento é parte integrante da tarefa do ministro fiel.
Timóteo seguiu o conselho de Paulo? É evidente que sim. Hebreus13.23, um versículo obscuro, diz: “Notifico-vos que o irmão Timóteo foi posto em liberdade; com ele, caso venha logo, vos verei”. O autor deHebreus certamente conhecia bem a Timóteo e o amava. Ele conta aosHebreus que Timóteo havia sido “libertado”. Libertado de onde? A palavra grega sugere que Timóteo fora libertado da prisão. Podemos supor que, ao deparar-se com o sofrimento, Timóteo o suportou. Não comprometeu suas convicções. Permaneceu fiel, apesar de ter sido encarcerado. Ele não procurou um caminho fácil para livrar-se da situação.

Nenhum comentário: