E inerente à pregação um sentimento de autoridade divina que a distingue da boa comunicação. Os grandes pregadores são bons comunicadores, mas nem todos os bons comunicadores são necessariamente grandes pregadores. E a diferença é a autoridade. Minha definição de pregação é que ela é uma palavra de Deus para as pessoas em um momento da história.
Todo pregador precisa ter em mente três grandes axiomas:
1. Nunca ouse ficar em frente de um grupo de pessoas com uma Bíblia na mão sem esperar mudanças. Nós precisamos ter uma confiança divina — confiança em Deus e em sua Palavra, confiança de que Deus mudará a vida das pessoas sempre que falarmos com base no seu livro.
2. Lembre-se que o objetivo de todo ministério é a transformação. O objetivo do ministério não é para que as pessoas gostem de você, nem para que o aceitem. O objetivo final de Deus é mudar a vida das pessoas.
3. No final das contas, a eficácia de nossa pregação jorra da santidade de nossa vida pessoal.
Em 2 Coríntios 2.17, Paulo diz: “Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro”. No grego, a palavra negociar se refere a fabricantes de vinho que faziam uma pequena fraude. Eles diluíam o vinho e o faziam passar por vinho puro. Paulo diz que é para não violarmos a integridade da verdade da palavra de Deus. Não nos tornarmos tão preocupados com a “comunicação” a ponto de o conteúdo puro ficar diluído. Paulo continua a dizer: “antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade”. Isso nos diz para sermos genuínos em nossa comunicação, mantendo nossa integridade. Não seja um orador que se torna ator, que se torna tão escravizado pela necessidade de dizer algo de tal modo que as pessoas o ovacionem em pé. Não esteja excessivamente preocupado em transformar uma frase de um modo que ganhe os sorrisos e a aprovação das pessoas.
O púlpito traz consigo uma inebriação. Quando aumenta o reconhecimento é necessário que aumente o quebrantamento, para que você não brinque com as pessoas. Nós precisamos lembrar que estamos lidando com questões eternas, com a verdade, com coisas que exigem transparência e integridade completas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário