Proveniência de Segunda Corintio


No tocante a essa questão no que se relaciona à primeira epístola aos Coríntios, ver o artigo sobre àquela epístola, sob o título «Data e Proveniência», na seção II. A conclusão a que se pode chegar sobre esse particular é que essa segunda epístola aos Coríntios, essencialmente conforme a temos em nossa posse hoje em dia, isto é, como uma única carta, foi escrita em Éfeso. Entretanto, com base no trecho de II Cor. 7:5,6, parece que a segunda epístola aos Coríntios, ou a correspondência variegada que ela representa, foi enviada da Macedônia. Pelo menos essa citada referência parece confirmar que o trecho de II Cor. 1-9 foi escrito dali como uma única missiva. O alívio expresso por Paulo, por haver recebido boas novas através de Tito, acerca da situação que imperava agora em Corinto, parece resultado, pelo menos em parte, da «epístola severa», mencionada nos versículos oitavo e nono do sétimo capítulo da segunda epístola aos Coríntios, e também por causa da mediação pessoal de Tito, que interveio nesse problema.
Esta seção não subentende necessariamente que os capítulos décimo a décimo terceiro desta nossa segunda epístola aos Coríntios (que formam a «epístola severa» ou partes da mesma) tenham sido escritos na Macedônia. Pois essa carta poderia ter sido escrita em qualquer lugar, na rota entre Éfeso e a Macedônia. Porém, parece bem certo que nenhuma porção desta segunda epístola aos Coríntios foi escrita em Éfeso, conforme aconteceu com a primeira epístola aos Coríntios, com a possível exceção dos capítulos décimo a décimo terceiro. É provável que Filipos tenha sido a cidade de onde Paulo escreveu, sendo essa cidade um dos centros cristãos da Macedônia, tendo Paulo passado ali algum tempo, após ter partido de Éfeso, conforme se pensa com grandes probabilidades.
Goodspeed, em sua introdução à segunda epístola aos Coríntios, supõe que a citada «epístola severa» (supostamente II Cor. 10-13) foi escrita em Éfeso, tendo sido enviada aos crentes de Corinto por mãos de Tito. Então, após ter ficado por algum tempo em Éfeso, Paulo viajou para a Macedônia, tendo escrito o resto da correspondência atualmente chamada de segunda epístola aos Coríntios. Tendo-se-encontrado com Tito na Macedônia, e tendo recebido boas notícias da parte dele, acerca da situação na igreja de Corinto, Paulo então compõe as outras porções que agora também aparecem na segunda epístola aos Coríntios, com um ânimo realmente muito mais aliviado, o que faz tremendo contaste com o severo caráter dos capítulos décimo a décimo terceiro.

Nenhum comentário: