Observações Gerais sob Parousia


1.  A parousia será uma série de acontecimentos, começando com Armagedom e se estendendo até a destruição final da velha terra (II Ped. 3:4,12, ).
O tempo do aspecto da parousia que acontecerá antes do milênio é desconhecido (Mat. 24:6). O tempo do arrebatamento da igreja é debatido. Ver notas completas sobre este assunto em I Tes. 4:15 no NTI.
2.   Será um período de refrigério ou descanso, vindo da parte do Senhor (Atos 3:19).
3.  Significará a restauração de todas as coisas (Rom. 8:21; Efé. 1:10). O «mistério da vontade de Deus» será cumprido. A segunda vinda será uma série de acontecimentos e até o milênio pode ser considerado parte dela. II Ped. 3:4-13 mostra que até o julgamento final e a destruição do velho sistema cósmico fazem parte da parousia no seu sentido mais amplo. O processo histórico será incorporado na grande transição da «parousia». A parousia utilizará o processo histórico para cumprir o mistério da vontade de Deus, mas também transcenderá aquele processo. O cumprimento do mistério da vontade de Deus fará de Cristo o centro da Nova Criação na qual ele será tudo para todos. Ver o artigo sobre este assunto intitulado Restauração. Ver Efé. 1:10.
4.     Consistirá da manifestação, aparecimento e revelação de Jesus Cristo (I Ped. 1:7,13).
5.     Será o dia de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo (Tito 2:13).
6.    Também será o Dia de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo (I Cor. 1:8 e II Ped. 3:12).
7.     É acontecimento predito nas páginas do A.T. (Dan. 7:13); e figura tão frequentemente no N.T., que é mencionado numa média de um versículo em cada vinte e três. (Ver Jud. 14; Mat. 25:31; João 14:3; Atos 3:20 e I Tim. 6:14).
8.    Esse acontecimento será precedido por certos sinais (Mat. cap. 24).
9.   Sua maneira: será nas nuvens (Mat. 24:30 e Apo. 1:7): na glória de Deus Pai (Mal. 16:27); na glória de Cristo (Mat. 25:31); uma verdade literal (Atos 1:9,11); acompanhado pelos anjos (Mat. 16:27; I Tes. 3:13 e Jud. 14); em companhia dos crentes (I Tes. 4:14); repentino (Mar. 13:36); como se fora um ladrão que assalta à noite (I Tes. 5:2; II Ped. 3:10 e Apo. 16:15); será como um relâmpago (Mat. 24:27).
10. Propósitos: a glorificação dos santos (II Tes. 1:10; I Tes. 4:15 e ss); não será para efeito de expiação (Heb. 9:28 e Rom. 6:9,10); visará a própria glória de Cristo (II Tes. 1:10); visará julgar tanto aos salvos quanto aos perdidos (Sal. 50:3,4; João 5:22; II Tim. 4:1; II Cor. 5:10).
Cumpre-nos observar, por semelhante modo, que tal juízo ê vinculado a parousia e não à morte física de cada indivíduo.  AS questões eternas, pois, não serão fixadas até à segunda vinda de Cristo. Portanto, o poder salvador ou restaurador de Cristo se prolonga pelo mundo intermediário e não se restringe apenas a este mundo físico, terreno. Ver I Ped. 3:18.
Cristo destruirá a morte quando de sua vinda (ver I Cor. 15:25,26). Assim, os seus santos receberão a natureza e a semelhança de Cristo, mediante a ressurreição e a subsequente glorificação; e isso atua neles, por enquanto, como uma esperança purificado­ra (ver I João 3:2,3 e I Tes. 4:14,16). Tal ocorrência redundará em glória tanto para Cristo como para os crentes (ver Col. 3:4). A coroa da glória será dada aos crentes nessa oportunidade (ver II Tes. 4:7 e I Ped. 5:4). Então, terá início o reino milenar de Cristo (ver Dan. 7:27; II Tim. 2:12; Apo. 5:10 e 20:6). (Ver o artigo sobre o Milênio).
11.   Em relação aos crentes, esse acontecimento se reveste agora dos seguintes elementos: os crentes devem amar a vinda do Senhor (ver II Tim. 4:8); devem esperar por ele (ver Fil. 3:20; Tito2:13); devem aguardar a Cristo(ver I Cor. 1:7 e I Tes. 1:10); devem apressar a vinda de Cristo (ver II Ped. 3:12); devem orar para seu desenlace (ver Apo. 22:20); devem estar preparados para esse dia (ver Mat. 24:44; Luc. 12:40); devem vigiar a respeito (ver Mat. 24:42).
12.  Em relação aos incrédulos, a segunda vinda de Cristo serve de motivo de zombarias (ver I Ped. 3:3,4); os incrédulos presumem a sua ocorrência tardia (ver Mat. 24:48); serão surpreendidos por seu súbito desenlace (ver Mat. 24:37-39); serão castigados quando houver tal ocorrência (ver II Tes. 1:8,9); e o anticristo será destruído em seu poder e domínio nessa oportunidade, caindo em perdição eterna (ver II Tes. 2:8). Efésios 1:10, vinculado com I Ped. 3:18-20, 4:6, mostra como a missão de Cristo, afinai, terá efeitos imensos e universais, sobre todos os homens, não somente sobre os eleitos. Tudo, afinal, terá seu centro em Cristo, e terá uma utilidade, embora não a mesma dos eleitos, sendo imensamente inferior.
Queremos notificar ao leitor de que, nas referências sugeridas acima, nenhum esforço foi feito por nós para distinguir os temas relativos ao «arrebatamento da igreja», dos temas atinentes à segunda vinda de Cristo, na «glória».

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