O Termo «De Novo»


O termo grego pode significar aqui uma dentre duas coisas, a saber: 1. Novamente, isto é, espiritual­mente. 2. Nascer do alto. Ambas são traduções possíveis, e ambas têm sido defendidas pelos eruditos. Tais significados, como «do alto» (quando se refere a questões dimensionais), se encontram no vs. 31 de João cap. 3, onde se lê: «Quem vem das alturas certamente está acima de todos…» (Ver também os trechos de João 19:11; Tia. 1:17 e 3:15,17). Espacialmente falando, pode significar do topo, conforme vemos nas passagens de Mat. 27:51; Mar. 15:38 e João 19:23. Contudo, também pode significar «do princípio», conforme se lê em Luc. 1:3 e Atos 26:5. Novamente, pois, é tradução definidamente correta, no trecho de Gál. 4:9. Essencialmente, nesta passagem, os sentidos podem ser estreitados a apenas dois: 1. «novamente»; 2. «do alto».
Em favor da tradução do alto, podemos dizer que isso corresponderia ao método usado por João ao descrever a obra da regeneração espiritual como nascimento vindo de Deus (como em João 1:13; I João 3:9; 4:7 e 5:1,4,8). Em favor da tradução novamente, podemos dizer que «do alto» não descreve o fato, mas antes, a natureza do novo nascimento. Isso significa que o novo nascimento necessariamente tem sua origem em Deus, no Espírito Santo, no outro mundo, que é o mundo celestial. O fato de que se impõe, porém, é que o indivíduo nasce «novamente».
Essa ideia é consubstanciada pela observação de que o vs. 4 indica, mui definidamente, que Nicodemos compreendeu desse modo as palavras de Jesus. Ficou preocupado ante a ideia de um segundo nascimento, um homem a entrar no ventre materno, para nascer de novo. Nicodemos não deveria ter ficado surpreen­dido ante um nascimento que importasse em regeneração espiritual, que tivesse sua origem no céu. Igualmente, a versão siríaca, que tem raízes no século II de nossa era (o siríaco era o idioma falado por Cristo e seus apóstolos), traduz essa palavra como de novo, e não como «do alto». Além disso, o vs. 5, que descreve o novo nascimento, subentende que se trata de uma espécie distinta de nascimento, ou seja, um segundo nascimento- Essas considerações, devida­mente levadas em conta, especialmente a ideia de que o vs. 4 fala definidamente do segundo nascimento, ou de «nascer de novo», parece tornar quase certa a ideia aqui tencionada — nascer de novo. Entretanto, a outra ideia não é contraditória, e sem dúvida identifica corretamente a fonte do novo nascimento, que o vs. 5 também faz, ao mencionar o Espirito Santo. Assim sendo, esse nascimento vem «do alto». Não existe outra proposição mais fácil de ser demonstrada, quer no evangelho de João, quer nos escritos de Paulo, que a regeneração ou novo nascimento é uma modificação das condições e do estado metafísico do ser humano, partindo da agência divina, isto é, «do alto». Ambas as ideias, pois, são verdadeiras, embora o vs. 3 fale particularmente da necessidade do indivíduo «nascer de novo», ao passo que o vs. 5 declara definidamente a mesma coisa, ainda que não tenha usado essa terminologia exata.

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