Natureza da Regeneração


1.   Ela começa na conversão (arrependimento e fé).
2.    Encontra fruição na santificação.
3.     É um nascimento espiritual que ocorre neste mundo.
4.     Mas também é um nascimento espiritual no mundo eterno, quando os homens chegam a participar da própria natureza do Logos (compartilhando da forma de vida do próprio Pai), (ver Col. 2:9,10, Rom. 8:29 e II Ped. 1:4).
5.    Visto que a glorificação é um processo eterno, que vai aumentando sempre em poder e glória, é impossível imaginar-se qualquer estagnação no desenvolvimento espiritual da alma que obteve a imagem de Cristo. Os regenerados passarão de um estágio de glória para outro, por toda a eternidade, II Cor. 3:18.
Assim sendo, os homens podem «nascer de novo» agora, como convertidos e santificados; mas isso é meramente o começo da grande experiência do novo nascimento. A santificação continua faz parte integral do novo nascimento. A ressurreição também faz parte integral do mesmo. E, finalmente, a glorificação total também é parte integral do novo nascimento. Da mesma maneira que temos nascimento na família humana, mediante o nascimento natural, assim também, por meio do nascimento sobrenatural, nascemos na família celestial. E isso ocorre no sentido mais elevado de transformação total segundo a imagem perfeita de Cristo, na essência de sua natureza metafísica. Na qualidade de tais criaturas, seremos habitantes preparados para os lugares celestiais, onde Deus habita, e assim nasceremos em um novo mundo e em uma nova família — a família divina (ver Heb. 2:10,11).

Nenhum comentário: