Motivo e Propósito do Livro de Filemon

O primeiro fator, que produziu a escrita dessa epístola, se deu no momento em que Onésimo, sobrecarregado com os deveres de escravo, e não estando mais disposto a continuar sofrendo, resolveu furtar o seu senhor(ver o décimo oitavo versículo) e obter a sua liberdade mediante a fuga para Éfeso (ou Roma, ou Cesaréia; ver o artigo sobre à epístola aos Colossenses em sua segunda seção). Então, tendo-se convertido ao evangelho por meio de Paulo (ver o décimo versículo), e estando convencido de seu dever de fazer restauração, voltando a Filemom, precisava de uma carta de defesa para o seu senhor, — que, segundo a lei e as práticas vigentes, poderia puni-lo severamente, ou mesmo mandar executá-lo. Por isso, normalmente se pensa que essa epístola é uma apologia escrita por Paulo, na tentativa de levar Filemom a aceitar Onésimo de volta, sem aplicar-lhe nenhuma disciplina severa. Porém, se considerarmos os versículos treze e catorze, veremos que eles indicam claramente que o verdadeiro desejo de Paulo é que Onésimo fosse libertado, para que se tomasse ministro cristão, ajudando-o em seus labores, juntamente com outros homens dignos, cujos nomes decoram as epístolas de Paulo. Desse modo é que ele se tornaria realmente «útil» (ver o décimo primeiro versículo) ou «proveitoso», que é um trocadilho feito com o seu nome. Não somos informados sobre os meios através dos quais Onésimo entrara em contato com o prisioneiro Paulo, mas talvez isso tenha ocorrido por intermédio de Epafras (ver Col. 4:12), que era da mesma cidade que o primeiro. Também parece que Paulo desenvolvera profundo afeto natural por Onésimo (ver os versículos décimo e décimo terceiro), tendo percebido nele excelente candidato para o ministério, e, no fervor dessas convicções, escreveu esta epistola singularmente bela.

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