Dependência Literária das Epístolas Pastorais


Não se pode demonstrar ter havido qualquer dependência das «epístolas pastorais» aos evangelhos canônicos. As declarações que parecem refletir tal dependência (ver I Tim. 5:18 e 6:3) provavelmente foram apenas ecos da mesma tradição oral sobre os quais os próprios evangelhos se fundamentaram. Entre essas passagens poderíamos listar I Tim. 2:6 (ver Mar. 10:45); 4:8 (ver Luc. 18:30); 5:5 (ver Luc. 2:37); 5:18 (ver Luc. 10:7, que concorda verbalmente com o fraseado de Paulo, em contraste com o fraseado de Mat. 10:11); 6:17-19 (ver Luc. 12:20,21); II Tim. 2:19 (ver Mat. 7:23); 4:18 (ver Mat. 6:13); Tito 1:15 (ver Mar. 7:19 e Luc. 11:41); e 3:5 (ver João 3:5).
Também podem ser percebidas similaridades no fraseado em Rom. 16:26 (ver I Tim. 1:1,17); 13:10 (ver I Tim. 1:5); 3:30 (ver I Tim. 2:5); 9:1 (ver I Tim. 2:7). A segunda epístola a Timóteo também contém alguns poucos trechos similares à epistola aos Romanos, como segue: II Tim. 1:3 (ver Rom. 1:18); 1:7 (ver Rom. 8:15); 1:8 (ver Rom. 1:16); 1:9 (ver Rom. 16:26); 1:14 (ver Rom. 8:11); 2:11-13 (ver Rom. 6:8 e 8:17). Tito também contém algumas poucas passagens similares à epístola aos Romanos, a saber: Tito 1:1-4 (ver Rom. 16:26); 1:15 (ver Rom. 14:20); 3:1 (ver Rom. 13:1).
Os pontos de acordo com a primeira epístola aos Corintios, quanto ao fraseado, são os seguintes: I Tim. 1:12,13 (ver I Cor. 7:25 e 15:10); 2:11,12 (ver I Cor. 14:34); 4:4 (ver I CrÔ. 10:30); 5:18 (ver I Cor. 9:9); 5:17 (ver I Cor. 9:14); II Tim. 2:4-6 (ver I Cor. 9:7); Tito 3:3 (ver I Cor. 6:9-11).
Com a segunda epístola aos Corintios temos o seguinte ponto de contato quanto ao fraseado: I Tim. 1:11 (ver II Cor. 4:4).
Com a epístola aos Efésios: II Tim. 1:18 (ver Efé. 4:1); 1:9 (ver Efé. 1:4 e 2:8); Tito 3:3 (ver Efé. 2:3); 3:5 (ver Efé. 2:8 e 5:26).
Com a epístola aos Filipenses: II Tim. 4:6 (ver Fil. 1:23 e 2:17).
Algumas poucas e esparsas referências são similares a outras porções do N.T., como Tito 2:14, em comparação com I Ped. 2:9; Tito 3:5, em comparação com I Ped. 1:3 e 3:21; Tito 2:14, em comparação com I  Ped. 1:18. Mas não há que duvidar que esses casos são mera coincidência, embora haja a dependência à coletânea paulina, como não se pode duvidar. Tal dependência mostra uma data posterior para as «epístolas pastorais», em comparação com as primei­ras epístolas de Paulo.
Existem outras citações espalhadas, extraídas de hinos ou de declarações cristãs bem conhecidas, em I Tim. 1:15 e 3:16.
Também há algumas citações extraídas do A.T., usualmente aquelas passagens que também são citadas nas «primeiras» epístolas paulinas: I Tim. 5:18 (ver Deut. 25:4, a única citação explícita). Mas outras passagens do A.T. são claramente inferidas, a saber: I Tim. 1:9,10 (os dez mandamentos); 2:13,14 (terceiro capitulo de Gênesis); 4:3-5 (primeiro capítulo de Genesis); 5:19 (ver Deut. 19:15); II Tim. 2:19 (possível reflexo de Núm. 16:5); 4:14 (ver Sal. 6:2-12); 4:17 (ver Sal. 22:21); Tito 2:14 (ver Sal. 130:8 e Deut. 14:2).
Os livros apócrifos judaicos também são citados, conforme se vê em II Tim. 3:8, quanto à ilustração sobre Janes e Jambres. (Comparar com II Tim. 2:19).
Há o aproveitamento de fontes informativas extrabíblicas. É possível que epígrames helenistas sejam a fonte originária dos trechos de I Tim. 1:9; 3:1; 4:8; 5:5; 6:7-10; II Tim. 2:4-6,20; 4:7 e Tito 1:12,15.
Regulamentação da ordem eclesiástica. É provável que, neste particular, o autor sagrado tenha regulamento à proporção que ia escrevendo, con­forme as necessidades da igreja no momento; mas também é possível que algumas das normas encontradas nas «epistolas pastorais» dependam de regras já formuladas, conforme aquelas que se acham na Tradição Apostólica de Hipólito ou nas Constitui­ções Apostólicas. (Ver I Tim. 2; 3:1-13; 5:3-16; 5:17-22; 6:1,2; Tito 1:6 e ss; 2:1 e ss, que são seções onde tais empréstimos podem ter tido lugar).

Nenhum comentário: