Não se pode demonstrar ter havido qualquer dependência das «epístolas pastorais» aos evangelhos canônicos. As declarações que parecem refletir tal dependência (ver I Tim. 5:18 e 6:3) provavelmente foram apenas ecos da mesma tradição oral sobre os quais os próprios evangelhos se fundamentaram. Entre essas passagens poderíamos listar I Tim. 2:6 (ver Mar. 10:45); 4:8 (ver Luc. 18:30); 5:5 (ver Luc. 2:37); 5:18 (ver Luc. 10:7, que concorda verbalmente com o fraseado de Paulo, em contraste com o fraseado de Mat. 10:11); 6:17-19 (ver Luc. 12:20,21); II Tim. 2:19 (ver Mat. 7:23); 4:18 (ver Mat. 6:13); Tito 1:15 (ver Mar. 7:19 e Luc. 11:41); e 3:5 (ver João 3:5).
Também podem ser percebidas similaridades no fraseado em Rom. 16:26 (ver I Tim. 1:1,17); 13:10 (ver I Tim. 1:5); 3:30 (ver I Tim. 2:5); 9:1 (ver I Tim. 2:7). A segunda epístola a Timóteo também contém alguns poucos trechos similares à epistola aos Romanos, como segue: II Tim. 1:3 (ver Rom. 1:18); 1:7 (ver Rom. 8:15); 1:8 (ver Rom. 1:16); 1:9 (ver Rom. 16:26); 1:14 (ver Rom. 8:11); 2:11-13 (ver Rom. 6:8 e 8:17). Tito também contém algumas poucas passagens similares à epístola aos Romanos, a saber: Tito 1:1-4 (ver Rom. 16:26); 1:15 (ver Rom. 14:20); 3:1 (ver Rom. 13:1).
Os pontos de acordo com a primeira epístola aos Corintios, quanto ao fraseado, são os seguintes: I Tim. 1:12,13 (ver I Cor. 7:25 e 15:10); 2:11,12 (ver I Cor. 14:34); 4:4 (ver I CrÔ. 10:30); 5:18 (ver I Cor. 9:9); 5:17 (ver I Cor. 9:14); II Tim. 2:4-6 (ver I Cor. 9:7); Tito 3:3 (ver I Cor. 6:9-11).
Com a segunda epístola aos Corintios temos o seguinte ponto de contato quanto ao fraseado: I Tim. 1:11 (ver II Cor. 4:4).
Com a epístola aos Efésios: II Tim. 1:18 (ver Efé. 4:1); 1:9 (ver Efé. 1:4 e 2:8); Tito 3:3 (ver Efé. 2:3); 3:5 (ver Efé. 2:8 e 5:26).
Com a epístola aos Filipenses: II Tim. 4:6 (ver Fil. 1:23 e 2:17).
Algumas poucas e esparsas referências são similares a outras porções do N.T., como Tito 2:14, em comparação com I Ped. 2:9; Tito 3:5, em comparação com I Ped. 1:3 e 3:21; Tito 2:14, em comparação com I Ped. 1:18. Mas não há que duvidar que esses casos são mera coincidência, embora haja a dependência à coletânea paulina, como não se pode duvidar. Tal dependência mostra uma data posterior para as «epístolas pastorais», em comparação com as primeiras epístolas de Paulo.
Existem outras citações espalhadas, extraídas de hinos ou de declarações cristãs bem conhecidas, em I Tim. 1:15 e 3:16.
Também há algumas citações extraídas do A.T., usualmente aquelas passagens que também são citadas nas «primeiras» epístolas paulinas: I Tim. 5:18 (ver Deut. 25:4, a única citação explícita). Mas outras passagens do A.T. são claramente inferidas, a saber: I Tim. 1:9,10 (os dez mandamentos); 2:13,14 (terceiro capitulo de Gênesis); 4:3-5 (primeiro capítulo de Genesis); 5:19 (ver Deut. 19:15); II Tim. 2:19 (possível reflexo de Núm. 16:5); 4:14 (ver Sal. 6:2-12); 4:17 (ver Sal. 22:21); Tito 2:14 (ver Sal. 130:8 e Deut. 14:2).
Os livros apócrifos judaicos também são citados, conforme se vê em II Tim. 3:8, quanto à ilustração sobre Janes e Jambres. (Comparar com II Tim. 2:19).
Há o aproveitamento de fontes informativas extrabíblicas. É possível que epígrames helenistas sejam a fonte originária dos trechos de I Tim. 1:9; 3:1; 4:8; 5:5; 6:7-10; II Tim. 2:4-6,20; 4:7 e Tito 1:12,15.
Regulamentação da ordem eclesiástica. É provável que, neste particular, o autor sagrado tenha regulamento à proporção que ia escrevendo, conforme as necessidades da igreja no momento; mas também é possível que algumas das normas encontradas nas «epistolas pastorais» dependam de regras já formuladas, conforme aquelas que se acham na Tradição Apostólica de Hipólito ou nas Constituições Apostólicas. (Ver I Tim. 2; 3:1-13; 5:3-16; 5:17-22; 6:1,2; Tito 1:6 e ss; 2:1 e ss, que são seções onde tais empréstimos podem ter tido lugar).
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