Data e Proveniência do Livro de Efésios


Se a epistola aos Efésios não foi escrita por Paulo, a sua proveniência não pode ser determinada, porquan­to essa questão se toma impossível de ser investigada, já que não teremos para ela qualquer conexão histórica. Além disso, se ela não é de autoria paulina, não pode ter sido escrita antes.de 90 a 92 A.C., mais ou menos na época em que se fazia a coleção dos escritos paulinos, que já usufruíam de intensa circulação na igreja cristã primitiva. Assim, pois, se a teoria de Goodspeed está correta, e não existe teoria melhor, ficando assim comprovado que essa epistola não é de autoria de Paulo, então a «epistola de apresentação», que seria a nossa atual epistola aos Efésios, como já dissemos, mui provavelmente teria surgido depois da publicação e circulação da literatura lucana; e isso indicaria, quando muito, o fim do século I D.C., como o tempo da escrita da epístola aos Efésios. As citações que aparecem nos escritos dos pais da igreja, entretanto, indicam que isso não poderia ter acontecido mais tarde que a primeira porção do século II D.C.
Por outro lado, se a nossa epístola aos Efésios é realmente paulina (que é a suposição deste autor) fica óbvio que a mesma foi escrita ao mesmo tempo que as epístolas aos Colossenses e a Filemom. (Comparar Col. 4:7,8 com Efé. 6:21,22 e File 23 e 24, trechos que exibem circunstâncias definidamente similares, sob as quais essas três epistolas foram escritas, além de mostrarem que Paulo vinha sendo ajudado pelos mesmos companheiros de trabalho). Na epístola aos Colossenses, Onésimo, o escravo conver­tido que voltou i companhia de seu senhor, é mencionado como co-portador dessa epístola, junta­mente com Tíquico. Isso não é dito na epístola aos Efésios; mas as circunstâncias parecem indicar que o envio da epístola aos Efésios teve lugar ou pouco antes ou pouco depois do envio da epístola aos Colossenses. A maioria dos estudiosos que atribuem a Paulo a autoria da epístola aos Efésios, pensa que a mesma foi escrita pouco depois da epístola aos Colossenses, — e que foi- escrita em Roma, — durante o período de aprisionamento descrito nos versículos finais do livro de Atos. Outros eruditos, contudo, atribuem-na a um período de aprisionamento anterior, em Cesaréia, descrito a partir do capitulo vigésimo terceiro do livro de Atos. Isso fazia a carta ter sido escrita cerca de dois ou três anos antes. É bem provável que Paulo tenha chegado em Roma em cerca de 58 D.C., o que significaria que as epístolas que ele escreveu dali poderiam ser datadas em qualquer ponto, entre 58 e 60 D.C., supondo-se que ele foi aprisionado pela primeira vez por um período de dois anos ou pouco mais. (Ver Atos 28:30).
Podemos observar como Paulo, em File. 22, requer que Filemom lhe prepare um cômodo, em antecipa­ção à visita que tencionava fazer para breves dias. Dificilmente Paulo poderia ter escrito tais palavras em Cesaréia, mas poderia tê-lo feito quando se aproxi­mava o fim do período de seu aprisionamento na cidade de Roma, ou, pelo menos, na esperança de que seu aprisionamento terminaria dentro de poucos dias. Os trechos de Efé. 3:1; 4:1 e 6:20 identificam definidamente essa epistola como missiva enviada da prisão. E o tradicional «primeiro aprisionamento romano» é uma boa ideia proposta pelos estudiosos para situar essa prisão, embora tal sugestão seja acompanhada de algumas dificuldades. No entanto, outros eruditos têm sugerido Éfeso como lugar onde foi escrita a epistola a Filemom, porquanto Paulo também foi aprisionado ali. A cidade de Colossos ficava nas proximidades e Paulo pode ter desejado ficar ali algum tempo, — antes de finalmente despedir-se de Éfeso, para fazer sua visita final à Macedônia e à cidade de Corinto. Ora, isso situaria o tempo da escrita da epístola a Filemom tão cedo como o verão de 54 D.C.
A alusão feita por Paulo de que ele lutou “…em Éfeso com feras…” (I Cor. 15:32), talvez indique que realmente Paulo tenha sido aprisionado em Éfeso, embora o livro de Atos nada nos diga a respeito. Não obstante, continua sendo forte a conjectura de que ele deveras foi aprisionado ali, apesar de que a maioria dos eruditos opine que o primeiro aprisionamento em Roma seja a sugestão mais isenta de dificuldades. Não obstante, G.S. Duncan (St. Paul’s Ephesian Ministry, 1929) sugeriu nada menos de três períodos diversos de
aprisionamento em Êfeso, supondo que todas as chamadas «epístolas da prisão» foram escritas daquela cidade. Esse autor- tem sido reforçado em suas opiniões por alguns excelentes eruditos, como EJ. Goodspeed (History of Early Christian Litera- ture, 1942), bem como por outros nomes respeitáveis do mundo da literatura bíblica. Não devemos deixar de observar, entretanto, que em sua tradução, no ponto onde ele apresenta introduções a cada um dos livros do N.T., nessa época ainda aceitava a ideia de que Paulo escreveu suas «epistolas da prisão» quando estava aprisionado na cidade de Roma. Por conseguinte, a questão continua sem solução; mas, afinal de contas, não se reveste de grande importân­cia.
Ver uma nota mais detalhada sobre este assunto no artigo sobre Colossenses, seção II.

Nenhum comentário: