Data e Proveniência de Primeira Corintios


O  período da permanência de Paulo em Corinto, em contraste com suas visitas a outras localidades, pode ser determinado com grande precisão. No trecho de Atos 18:2, há menção do fato de que Priscila e Ãquila chegaram a Corinto devido à expulsão dos judeus da cidade de Roma, por decreto do imperador Cláudio. (Isso é igualmente mencionado por Suetônio, em Vida do Divinizado Cláudio, 25:4). Ora, a data mais provável desse acontecimento é 49 D.C. Outrossim, a passagem de Atos 18:12 informa-nos como Gálio foi feito procônsul da Acaia. Sabe-se que esse personagem se chamava Lúcio Júnio Anaeu Gálio, irmão do famoso filósofo estóico romano Sêneca, que foi o tutor do terrível imperador Nero. Além disso, certa inscrição encontrada em Delfos tornou possível dar data a esse proconsulado dentro de bem estreitos limites de tal modo que se tem podido calcular que ele começou a agir nesse ofício a I° de julho de 51 D.C.
Alguns estudiosos têm sugerido a inauguração do ofício de Gálio um ano mais tarde; porém, seja como for, podemos inferir com segurança que Gálio estava em Corinto em 50 D.C., pelo que também Paulo se encontrava ali. Mui provavelmente o apóstolo chegou àquela cidade na primavera de 50 D.C., tendo partido dali no outono de 51 D.C. Essa citada inscrição contém as palavras de uma carta de saudações enviada pelo imperador Cláudio à cidade de Delfos, na qual ele menciona a pessoa de Gálio. Com base nessa inscrição, portanto, podemos datar, com qualquer grau de certeza, a única dentre as viagens do apóstolo Paulo.
Por conseguinte, pelo menos sabemos que a primeira epístola aos Coríntios foi escrita algum tempo depois disso. A epístola aos Gálatas já havia sido escrita, sendo muito provável que a primeira e a segunda epístola aos Tessalonicenses foram escritas pouco mais tarde, após a permanência de Paulo em Corinto, ou mesmo enquanto ele ainda se encontrava ali, ou seja, antes da primeira epístola aos Coríntios ter sido escrita. Porém, a primeira epístola aos Coríntios é reputada como a quarta das epistolas de Paulo, na ordem da escrita, tendo sido composta em Éfeso, durante sua permanência ali, que provavelmente se deu desde o verão de 52 até o outono de 54 D.C.
Mui provavelmente Paulo escreveu essa primeira epistola aos Coríntios poucos meses antes de deixar Éfeso, a fim de visitar novamente as igrejas que havia fundado na Macedônia e em Corinto. Podemos considerar as suas palavras em I Cor. 16:19, que dizem: «As igrejas da Ásia vor saúdam…» Ora, Éfeso era o centro de operações do apóstolo Paulo enquanto ele esteve na Ásia, pelo que é lógico supormos que ele escreveu essa epistola dessa cidade. Sua longa permanência em Éfeso, e as perturbações que estouraram quase imediatamente na igreja de Corinto servem para indicar que é natural a conclusão de que essa epistola foi escrita nessa cidade, quando Paulo ali permaneceu por cerca de três anos. Devemos notar, por semelhante modo, que esse versículo também faz alusão a Âquila e Priscila, mencionando a congrega­ção que se reunia na casa deles; e isso subentende que ele residia onde havia um grupo de cristãos, o que, por sua vez, subentende Éfeso. Ver I Cor. 16:5, que não dá a entender que a epistola provinha da Macedônia, mas meramente que o apóstolo passaria por ali, a caminho de Corinto, com o propósito de fazer a esta cidade uma outra visita. Em contraste com isso, pode-se depreender, de II Cor. 7:5,6 que a segunda epístola aos Coríntios foi escrita da Macedônia. Porém, a referência que não mais permite lugar para disputas é a de I Cor. 16:8, que diz: «Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecoste». Assim, pois, Paulo ficou em Éfeso até o festa do Pentecoste, esperando poder partir dali pouco depois; não obstante, foi inesperadamente impedido de fazê-lo, tendo de adiar sua partida, conforme nos informa o trecho de I Cor. 16:8 e s. Ê bem provável, pois, que Paulo tenha escrito a epístola de I Coríntios durante a primavera, pouco antes da festa de Pentecoste, em 54 D.C.

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