Conteúdo do Evangelho de João


Existem muitas diferenças genuínas de conteúdo, no quarto evangelho, quando confrontado com os evangelhos sinópticos. Verifica-se notável diferença quanto à ordem e à localização dos acontecimentos. Os evangelhos sinópticos apresentam o ministério de Jesus quase inteiramente confinado à Galiléia, com apenas alguns dias finais em Jerusalém, já perto de sua morte e ressurreição. Por outro lado, o evangelho de João apresenta o ministério de Jesus como se tivesse ocorrido quase inteiramente em Jerusalém ou nas cercanias dessa cidade. O evangelho de João (ao mencionar festividades judaicas especificas) dá-nos a idéia de que o ministério de Jesus se prolongou por três anos. Mas os evangelhos sinópticos, mediante menções similares das festividades religiosas dos judeus, parecem falar apenas de um ano de ministério para Jesus. João não nos presenteia com qualquer narrativa sobre o nascimento, o batismo, o sofrimento no jardim do Getsêmani, ou mesmo sobre qualquer tentação sofrida por Jesus da parte de Satanás, segundo salientam os outros evangelhos, sobretudo os de Mateus e de Lucas, que enfatizam esses acontecimentos. No evangelho de João não há qualquer pequeno Apocalipse ou bloco de asseverações proféticas, e nem mesmo muitas dessas asseverações, segundo se vê nos evangelhos sinópticos. Nestes evangelhos, a ultima Ceia é comida no dia da páscoa; já no evangelho de João isso sucede na noite anterior. João não registra qualquer narrativa sobre a ascensão. E assim sucede que menos de dez por cento do material dos evangelhos sinópticos encontra paralelo no evangelho de João; mas este depende igualmente de fontes informativas válidas, embora diferentes. Os eruditos modernos se têm sentido especialmente impressionados com a narrativa dada por João acerca dos últimos dias de Jesus na face da terra (que atualmente, segundo se pensa, cobriram alguns meses), em seu ministério final em Jerusalém, incluindo os seus julgamentos, os seus sofrimentos e a sua morte, e acreditam que João possuía fontes antiqüíssimas e fidedignas a respeito desses dias finais, muito mais completas e satisfatórias do que as fontes informativas de que dispunham os evangelhos sinópticos.
João registra apenas oito dos muitos milagres operados por Jesus, e quatro desses não podem ser encontrados nos evangelhos sinópticos. Esses quatro são: a água transformada em vinho (João 2:1-11); a cura do paralítico de Betesda (João 5:1-16); o cego de nascença (João 9:1-38); e, o mais importante de todos, a ressurreição de Lázaro (João 11:1-44). João também omite as muitas narrativas sobre exorcismos de demônios, que os sinópticos registraram. A seleção de milagres, feita pelo autor do evangelho de João, foi altamente seletiva, calculando apresentar o poder sem-par do Senhor Jesus. João também não apresenta parábolas, conforme fazem os evangelhos sinópticos; por outro lado, expõe discursos altamente desenvolvidos, como aqueles sobre o «pão», o «vinho», o «Bom Pastor», a «luz», a «oração sumo sacerdotal», o «Consolador», etc.
Abaixo apresentamos um esboço do conteúdo do evangelho de João. E embora muitos outros esboços igualmente válidos possam ser apresentados, este evangelho, mui naturalmente, se divide em dez porções:
I.    Prólogo: A Palavra, o Logos, o Cristo Preexistente. A Encarnação (1:1-18)
II.    João Batista e suas relações para com Jesus (1:19-51)
III.    Revelação de Jesus na Judéia, na Galiléia e na Samaria (2:1-4:54)
1.    O casamento em Canâ (2:1-11)
2.    A purificação do Templo (2:12-22)
3.    A primeira páscoa (2:23-25)
4.    Nicodemos e o novo nascimento (3:1-21)
5.    O testemunho de João Batista (3:22-30)
6.    O testemunho do alto (3:31-36)
7.    Jesus e a mulher samaritana (4:1-26)
8.    Jesus e os samaritanos (4:27-42)
9.    Jesus e os galileus — o filho do oficial (4:4354)
IV.    Diversos Sinais e Controvérsias (5:1-9:41)
1.    Cura de um aleijado e a controvérsia sobre o sábado (5:1-18)
2.    Unidade do Pai e do Filho: O Filho dá vida (5:19-47)
3.    O pão da vida: a multidão é alimentada (6:115)
4.    Jesus anda sobre o mar (6:16-21)
5.    Em Cafarnaum: discurso na sinagoga (6:2259)
6.    A prova da fé (6:60-71)
7.    A festa dos Tabernáculos (7:1-14)
8.    Mais controvérsias (7:15-24)
9.    Tentativa para aprisionar a Jesus (7:32-36)
10.    Jesus e a mulher adúltera (7:53-8:11)
11.    Jesus é a Luz do mundo (8:12-20)
12.    Controvérsia sobre a autoridade de Jesus (8:21-59)
13.    Cura do cego (9:1-41)
V. Prelúdio ao Fim do Ministério Público de Jesus (10:1-11:57)
1.    O bom Pastor (10:1-18)
2.    A festa da Dedicação (10:19-40)
3.    A ressurreição de Lázaro (11:1-57)
VI.    Fim do Ministério de Jesus (12:1-50)
1.    Unção em Betânia (12:1-8)
2.    Os perigos (12:9-11)
3.    A entrada triunfal em Jerusalém (12:12-19)
4.    Gregos procuram a Jesus (12:20-26)
5.    Agonia de Jesus e a voz do céu (12:27-36)
6.    Jesus é rejeitado (12:36-43)
7.    Julgamento mediante a Palavra (12:44-50)
VII.    No Cenáculo (13:1-16:33)
1.    O lava-pés (13:1-20)
2.    A traição é predita (12:21-30)
3.    Discurso de despedida: novo mandamento; predição da negação de Pedro; o Caminho, a Verdade e a Vida; o Consolador; a paz e a alegria (13:31-14:31)
4. Continuação do discurso de despedida: a vinha; a comunhão e o amor; o ódio do mundo; ensinamentos sobre o Consolador; a vitória sobre o mundo (15:16-33)
VIII.    Oração Sumo Sacerdotal (17:1-26)
IX.    Do Getsêmani ao Calvário (18:1-19:42)
1.    O aprisionamento (18:1-11)
2.    Julgamento ante o sumo sacerdote e a negação de Pedro (18:12-27)
3.    Jesus na presença de Pilatos (18:28-19:16)
4.    Crucificação e sepultamento de Jesus (19:1742)
X. A Ressurreição e os Aparecimentos de Jesus (20:125)
1.    Jesus ressuscita (20:1-29)
2.    Por que o evangelho de João foi escrito (20:30,31)
3.    Epílogo: Aparição de Jesus à beira do lago; restauração de Pedro; conclusão (21:1-25)

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