Fontes Informativas do Evangelho de Mateus


Ver o artigo sobre o Problema Sinóptico, e o leitor encontrará ali descrições mais pormenorizadas sobre as fontes informativas dos evangelhos sinópticos, Mateus, Marcos e Lucas.
É possível que várias das narrativas ou declarações do Evangelho de Mateus dependam de um único relato, ou do relato de algumas poucas pessoas, e nesse caso, naturalmente, é nos impossível saber qualquer coisa definida sobre as fontes. Porém, no caso dos grandes blocos de material, pode-se dizer algo significativo. Nenhuma reivindicação se faz de artigo sobre Manuscritos do Novo Testamento).
Unciais. No caso do Evangelho de Mateus, temos Aleph e B, do século IV. Mas também ACD 0181 do século V; NPZ Sigma Phi do século VI. E depois desse séc., há mais de duzentos outros manuscritos unciais.
Minúsculos. Apôs o século IX, foram sendo grandemente multiplicados os manuscritos gregos em letras minúsculas, e o resto dos mais de 1.400 manuscritos, que não foi mencionado acima, pertence a essa forma de escrita, que equivale praticamente às nossas letras minúsculas, o que lhe justifica o nome.
Emprego dos Manuscritos na critica textual. No artigo sobre os Manuscritos do Novo Testamento, o leitor, além de ter informações gerais sobre os antigos manuscritos do N.T., também torna-se conhecedor dos princípios pelos quais o texto sagrado vem sendo restaurado. Portanto, não se reitera aqui esse material.
que a discussão abaixo, que é mero exemplar do que se acha no artigo sobre o Problema Sinóptico, representa, de modo perfeito, as fontes informativas do Evangelho de Mateus. Também admitimos que nem todos os estudiosos concordam quanto a esses princípios. Não obstante, supomos que o que é dito abaixo é «significativo» e útil, mesmo que não seja totalmente exato.
Apegamo-nos à teoria de que houve uma fonte M, outra Q, e que Marcos serviu de base histórica. Isso se aproxima da verdade dos fatos, embora imperfeitamente.
Cada uma dessas propostas fontes informativas principais é explanada com detalhes no artigo sobre o Problema Sinóptico. AH também se oferece uma discussão sobre as fontes informativas do Evangelho de Marcos, as quais são, essencialmente: 1. as narrativas de Pedro, testemunha ocular, formando suas memórias-, 2. as tradições orais e escritas da igreja de Roma; 3. várias outras tradições orais e escritas, algumas das quais de outros apóstolos e testemunhas oculares, que não estavam diretamente vinculadas à igreja de Roma.

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