Data do Evangelho de Mateus


Se aceitarmos a ideia de que Mateus foi o autor, então torna-se provável uma data antes da destruição de Jerusalém (70 D.C.). O esboço histórico foi tomado por empréstimo de Marcos, pelo que este livro foi escrito após aquele evangelho ter sido composto. Marcos pode ter sido escrito tão cedo quanto 50 D.C., conforme asseveram algumas tradições, pelo que Mateus pode ter sido escrito entre 50 e 70 D.C., se Mateus foi seu autor. Hápossíveis razões, entretanto, para atribuirmos a esse evangelho uma data entre 80 e 85 D.C.
1.    Alguns eruditos, duvidando que o próprio Mateus foi o escritor, acham possível que o autor tenha sido um editor que incorporou várias fontes informativas. Usou, sem dúvida, Marcos como esboço histórico, e ensinos de Jesus, escritos por Mateus, e outros materiais. Sendo que ele usou uma combinação de fontes, pode ser que o autor fosse afastado por algum tempo do período apostólico, ou, possivelmente, fosse um discípulo de Mateus ou de um dos outros apóstolos.
2.    O trecho de Mat. 18:15-17 parece refletir uma situação posterior, quando a igreja já estava organizada e buscava resolver seus problemas. De fato, do décimo sexto capítulo em diante, começamos a ver a influência de problemas eclesiásticos no livro. Isso indicaria uma data consideravelmente posterior à do evangelho de Marcos, onde tais elementos estão totalmente ausentes. Agora a igreja estava independente do judaísmo, algo que não teve lugar senão após a destruição de Jerusalém, no ano 70 D.C.
3.    Os trechos de 22:7 e 24:1 e ss, talvez reflitam o conhecimento de que Jerusalém já fora destruída, o que envolveu uma espécie de reescrita da «profecia» de Jesus sobre este acontecimento. No evangelho de Marcos, a destruição de Jerusalém é uma predição, mas no evangelho de Mateus éhistória.
4.    A ausência total de conhecimento ou de uso das epístolas paulinas, que entraram em maior circulação em cerca de 90 D.C., talvez indique uma data anterior a esse tempo.
5.    A elevação de Pedro à alta posição de liderança (cap. 16) pode refletir a necessidade que a igreja teve de estabelecer autoridade, já que aquela de Jerusalém, o Sinédrio, etc., fora destruída. Isso situaria este evangelho após 70 D.C.
6.    Algumas passagens, como 24:15 ss, podem refletir a perseguição, durante o reinado de Domicia- no; e os cristãos aguardavam para breve a chegada do anticristo, que muitos crentes julgavam que seria o Nero redivivo, o qual se reencarnaria e voltaria para outro reinado de terror. Isso faria com que Mateus tivesse sido escrito em algum ponto entre 81 e 96 D.C. (época do governo de Domiciano), mais ou menos na mesma época do livro de Apocalipse. (Ver uma discussão sobre a data daquele livro, em sua introdução; e quanto à tradição sobre o Nero redivivo, ver Apo. 17:10,11).
7. Este livro parece refletir uma espécie de declínio pós-apostólico na igreja, em passagens como Mat. 24:10-12.
Temos exposto os fatores essenciais, em forma de esboço, que estão ligados à data possível do livro. Esses itens formam uma especulação sobre o tema, mas que provavelmente é tão verdadeira quanto qualquer outra que tem sido aventada. A data do livro deve continuar em dúvida, até que algo mais convincente possa ser formulado.

Nenhum comentário: