Conteúdo de 2° Timóteo e Tito


O artigo a esta segunda epístola a Timóteo está incluído no artigo sobre as epistolas pastorais, que são a primeira e a segunda epístolas a Timóteo e a epístola a Tito. Essas três epístolas possuem o mesmo estilo, o mesmo vocabulário, os mesmos propósitos e formam uma unidade dentro dos documentos do N.T. Quanto às questões como autoria, dependência literária, a quem dirigida, motivo e propósitos, integridade e confirmação histórica, ensinamentos e temas, importância e bibliografia, o leitor deveria consultar o presente artigo.
I. Saudação (1:1,2)
II. Timóteo, o Ministro Ideal (1:3-7)
III. Necessidade do Ministro defender o Verdadeiro Evangelho (1:8-14)
IV. Exemplo de Outros quanto à Lealdade a Paulo (1:15-18)
V. O Ministro Ideal é Soldado de Cristo (2:1-7)
VI. O Significado Verdadeiro da Vida (2:8-13)
VII. Relações do Ministro Ideal e suas Reações contra os Ensinamentos Falsos (2:14-19)
VIII. O Caráter e o Ministério de Ensino do Ministro Ideal (2:20-26)
IX. Advertência contra os Hereges (3:1-9)
X. Paulo deu o Exemplo de Dedicação (3:10-13)
XI. Relações do Ministro Ideal para com as Escrituras (3:14-17)
XII. Como o Ministro Ideal Cumpre seu Ministério (4:1-5)
XIII. Paulo é o Modelo do Ministro Ideal (4:6-8)
XIV. Questões Pessoais relativas a Paulo (4:9-18)
XV. Saudações e Exortações Finais (4:19-22)
As Epistolas Pastorais não foram escritas meramente para o benefício de dois homens, Timóteo e Tito, e, sim, para que os «ministros» do evangelho tivessem instruções regulamentadoras sobre como se deve agir nas igrejas locais. Ver a seção intitulada «A Quem Foram Dirigidas», que é a seção IV do artigo sobre as Epístolas Pastorais. Estas epístolas refletem um governo eclesiástico em desenvolvimento, que ultrapassa um tanto o resto do N.T., ainda que não tão «eclesiástico» em seu caráter como a situação refletida nas epístolas de Inácio, onde o «bispo» ou «supervisor» já alcançara aquela posição virtual que hoje damos a essa palavra, no conceito moderno, isto é, um homem que exercia autoridade sobre uma região inteira, e não somente sobre uma igreja local. Ver notas expositivas a esse respeito, na seção do artigo sobre as Epístolas Pastorais, «A Quem Foram Dirigidas», além de outros comentários dados em I Tim. 5:17 no NTI, os quais demonstram que, nas Epístolas Pastorais, parece que havia três ofícios distintos, os «bispos» ou «supervisores», os «anciãos» e os «diáconos», ao mesmo tempo que, enquanto no restante do N.T. «bispos» e «anciãos» eram termos intercambiáveis, o mesmo não acontecia nestas Epistolas Pastorais. (Quanto aos períodos de aprisionamento de Paulo, ver o artigo sobre a Epístola aos Colossenses, sob o titulo, «Proveniência». Quanto à tradição que Paulo foi aprisionado por duas vezes na cidade de Roma, com um intervalo de liberdade entre esses dois períodos, durante o qual supostamente cumpriu seu antigo desejo de visitar a Espanha. Ver o artigo Aprisionamento de Paulo em Roma.
XI. Conteúdo de Ttto
Os principais problemas que envolvem as Epistolas Pastorais são amplamente comentados no presente artigo. Essas três epístolas, I e II Timóteo e Tito, formam uma unidade dentro do N.T., porquanto todas as três foram escritas pelo mesmo autor, essencialmente com os mesmos propósitos. Portanto, a introdução a uma destas epístolas serve de introdução às demais. Questões como a de autoria (tema muito debatido no que diz respeito a estas Epístolas Pastorais), de data, de proveniência, dos endereçados, de temas centrais, de motivos, de propósitos, de integridade, de confirmação histórica e de material geral de pano de fundo, já foram discutidas. É impossível alguém compreender o verdadeiro significado de diversas declarações existen¬tes nestas cartas, bem como seu propósito geral de ensinamento, se porventura não tiver ao menos um entendimento parcial acerca dessas questões incorpo¬radas neste artigo. Portanto, ao leitor solicitamos que dedique tempo à leitura deste artigo, o que tomará muito mais vitais e significativas essas Epístolas Pastorais.
Em adição a isso, precisamos apenas esboçar o conteúdo desta epístola a Tito:
I. Saudação (1:1-4)
II. Qualificações dos Anciãos ou Supervisores (1:5-8)
III. Dever dos Supervisores de Combater os Falsos Ensinamentos (1:9-16)
IV. Deveres dos Supervisores quanto às suas Congregações (2:1-10)
V. Conduta dos Supervisores em face da Volta de Cristo (2:11-15)
VI. A Conduta Cristã Ideal em relação ao Mundo Pagão (3:1-7)
VII. A Conduta Cristã Ideal deve ser Demonstrada
nas ObraM3:8-ll)
VIII. Instruções e Saudações Finais (3:12-15)

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